Tavira beleza arquitetónica do Sotavento

Tavira possui uma das mais interessantes arquiteturas do Algarve. A sua origem remonta o ano 2 000 a.C. e já na época da ocupação árabe a pesca tinha aqui uma grande importância. No século XVII, o porto, situado à margem do Rio Gilão, era um relevante local para o transbordo de vinho, sal e peixe seco. Após o catastrófico terramoto de 1755, Tavira foi totalmente reconstruída, e – além de muitos edifícios belos com arquitectura do séc. XVIII – surgiram 37 igrejas. A Igreja de Santa Maria do Castelo foi edificada onde outrora existiu uma mesquita. Nesta igreja encontram-se os túmulos de D. Paio Peres Correia e de sete dos seus cavaleiros que reconquistaram a cidade, depois dos outros cavaleiros terem sidos mortos pelos árabes.

Os arredores de Tavira continuam agrícolas, embora o concelho se venha adaptando às exigências do turismo nos último tempos. Um bom exemplo disso foi a construção de três campos de golfe no últimos anos.

O acesso à praia só é possível através dos ferryboats que levam e trazem os visitantes ao banco de areia da Ilha de Tavira.

A Oeste de Tavira encontra-se a ainda tradicional vila de Cacela-a-Velha com a sua vista espectacular sobre o mar.

Os Fenícios já se tinham fixado aqui e, em 1240, a localidade foi integrada no feudo dos Cavaleiros de Santiago.

 

curiosidades:

http://isabelvictor150.blogspot.pt/2011/04/tavira-uma-historia-de-amor.html

http://www.algarvedigital.pt/algarve/parameters/algarvedigital/files/File/RoteirosPDF/Tavira%20a%20bela%20roteiro.pdf

http://www.visitalgarve.pt/visitalgarve/vPT/DescubraARegiao/191/Concelhos/Tavira/Historia/

http://www.infopedia.pt/$tavira,2